+258 21 304580 | +258 84 300 9292 Seg - Sex 08:00 - 17:00 Av 25 de Setembro Prédio Cardoso 3º andar D - Maputo
info@ccmp.org.mz

Moçambique poderá beneficiar-se de maior volume de investimento europeu após isentar alguns países de vistos

O país poderá beneficiar-se de maior volume de investimento europeu, mercê da adopção, pelo Governo, da isenção de vistos a 28 países, para fins de turismo e negócios.

A constatação foi feita pela Associação dos Empresários Europeus em Moçambique (EUROCAM), após o anúncio desta medida pelo Governo moçambicano.

O Presidente da agremiação, Simome Santi, diz que a decisão é estratégica, pois mais de trezentos milhões de cidadãos europeus poderão entrar com menos dificuldade no território nacional.

De acordo com o decreto aprovado em Conselho de Ministros, os beneficiários deverão registar-se na plataforma e-VISA pelo menos 48 horas antes da viagem e pagar uma “taxa de processamento de MZN650”.

Os países incluídos na lista aprovada são Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Gana, Indonésia, Israel, Itália, Costa do Marfim, Japão, Holanda, Noruega, Portugal, Rússia, Arábia Saudita, Senegal, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos da América.

A plataforma e-VISA é uma das novas valências do Novo Modelo de Gestão Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros e dá continuidade ao esforço de digitalização de toda a tramitação documental dos pedidos de visto.

A medida contribui para a operacionalização do Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações (Resolução do Conselho de Ministros n.º 141/2019, aprovada a 20 de Agosto), segundo o Governo de Moçambique.

Fonte: OPais