O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou ontem (30 de março de 2023) um crédito de $ 300 milhões para o Projeto de Acesso a Finanças e Oportunidades Económicas em Moçambique ou projeto Mais Oportunidades, com a duração de seis anos (2023-2029), financiado pela Associação Internacional de Desenvolvimento (*IDA)
O projecto apoia diretamente a iniciativa de reforma do Governo de Moçambique, Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE), inclusive através da criação de um Fundo Nacional de Garantia de Crédito – o primeiro do género em Moçambique – para ajudar a mobilizar liquidez no sistema bancário e desbloquear financiamento para PMEs, incluindo empresas pertencentes a mulheres e aquelas que operam em regiões ou setores vulneráveis a choques climáticos.
O Fundo de Garantia de Crédito reduzirá o risco de crédito de terceiros para os credores para aumentar o acesso ao crédito. As linhas de crédito complementarão as garantias de crédito para mobilizar capital privado e programas de poupança combinada para vincular as poupanças informais a bancos formais e carteiras móveis.
Lembrando, Medida nº. 9º do PAE visa a criação de um fundo garantia de empréstimos, buscando responder a um dos principais entraves à desenvolvimento das PME moçambicanas. O Fundo de Garantia Mutuária vai permitir ao banco nacional disponibilizar recursos financeiros às empresas, para reforçar a capacidade de investimento a taxas de juro mais acessíveis nos sectores da agricultura, piscicultura, comercialização e processamento agrícola, turismo e habitação.
Fonte: World Bank