Mais de 80 empresas moçambicanas, maioritariamente dos sectores de Agro-indústria, Energia, Turismo , Transporte e Logística, Finanças e Construção Civil, participam na Missão Empresarial para Lisboa e Porto (Portugal), a realizar-se de 22 à 24 de Abril corrente, com o objectivo de gerar novas oportunidades para estabelecer parcerias e representação de marcas.
Durante a Missão, as sessões decorrerão num formato de mesas redondas sectoriais e focadas, com destaque para as mesas redondas dos sectores de Petróleo e Gás, Agro-indústria, Transporte e Logística, Serviços Financeiros, Construção Civil e Importação e Exportação.
Igualmente, estão previstas visitas a empreendimentos, exposição de produtos e serviços e um fórum de negócios Portugal – Moçambique sob o tema: INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS PORTUGUESAS NOS PALOP – O CASO DE MOÇAMBIQUE.
Este será o momento mais alto da Missão, que terá lugar no dia 24 de Abril e dirigido pelo Governo de Moçambique, onde serão assinados alguns acordos de cooperação empresarial.
Importa referir que, esta Missão Empresarial será sequenciada pela realização da Sessão Bilateral Moçambique-Portugal, durante a XIX Conferência Anual do Sector Privado (CASP), no dia 16 de Maio próximo.
“Iremos propor, igualmente, uma Comissão de Trabalho Conjunto, Governo e Sector Privado dos dois países, coordenada pela Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), para concretizar todas intenções de negócios que serão reveladas”, referiu a Vice-Presidente da CTA, Maria Assunção Abdula, salientando: “Com este roteio, acreditamos que poderemos conferir outro ímpeto ás relações empresariais entre Moçambique e Portugal, consubstaciando-se no aumento do comércio e investimentos bilaterais”.
No geral, o comércio e investimentos bilaterais entre Moçambique e Portugal reduziram. Entretanto, os países continuam a oferecer ricas oportunidades para as empresas de ambas economias.
“Do nosso lado, as nossas exportações caíram. Há 10 anos, as nossas empresas exportavam pouco mais de 100 milhões de dólares para Portugal, 5 vezes maior do que exportam actualmente. O mesmo se observa nas importações, que caíram para a metade”, frisou Maria Assunção Abdula.
São parceiros desta Missão Empresarial, a Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), a Associação Industrial de Portugal (AIP), a Câmara de Comércio Moçambique – Portugal (CCMP), a Confederação Empresarial da CPLP e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
Fonte: CTA