+258 21 304580 | +258 84 300 9292 Seg - Sex 08:00 - 17:00 Av 25 de Setembro Prédio Cardoso 3º andar D - Maputo
info@ccmp.org.mz

IFC do Banco Mundial vai aumentar empréstimos aos Países Africanos de Língua Portuguesa 

IFC do Banco Mundial vai aumentar empréstimos aos Países Africanos de Língua Portuguesa

A Corporação Financeira Internacional, instituição do Banco Mundial, quer aumentar o volume de financiamento nos países de língua portuguesa no âmbito da aposta da instituição em projectos no continente africano, disse o vice-presidente da instituição.

Em entrevista à Lusa, Sérgio Pimenta explicou que “África é uma prioridade para a Corporação Financeira Internacional (IFC), particularmente nos países de língua portuguesa, onde ainda existe uma pequena carteira de clientes”.

Sérgio Pimenta participou na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada na semana passada em São Tomé e Príncipe, para falar com parceiros e promover a organização, que só trabalha com o sector privado, ao contrário do Banco Mundial, que apoia projetos públicos.

A maioria dos projectos financiados estão em Moçambique

A IFC já tem um escritório em Moçambique, abriu um escritório em Angola há quatro anos e tem um novo ponto de ligação em Cabo Verde desde o início do ano.

“Nos últimos anos, investimos mais de 4 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) nos países de língua portuguesa em África, e a isso acrescentamos quase mil milhões de dólares (920 milhões de euros) em linhas de curto prazo”, explicou.

A maior parte dos projectos financiados estão em Moçambique e, em menor medida, em Angola, “mas este ano, por exemplo, fizemos os nossos primeiros investimentos de longo prazo em Cabo Verde, e estou muito entusiasmado por ver isso, tanto em São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, temos agora oportunidades que penso que se materializarão nos próximos meses”, afirmou Sérgio Pimenta.

“A Corporação Financeira Internacional é a instituição do Grupo Banco Mundial que apoia o desenvolvimento do setor privado. Somos uma entidade juridicamente separada, temos o nosso próprio balanço, captamos os nossos próprios recursos financeiros no mercado e investimos esses recursos financeiros em empresas do sector privado nos países em desenvolvimento”, resumiu, lembrando que a organização também presta apoio e assessoria a empresas ou governos em projetos de investimento ou gestão.

“No exercício financeiro que acabou de terminar, concedemos um financiamento recorde em África, com mais de 11 mil milhões de dólares (10,2 mil milhões de euros)”, um valor “nunca alcançado antes”, disse, sublinhando que, em muitos casos, estes projectos são em países mais pequenos. onde este financiamento é decisivo.

Empresas com projetos candidatos ou bancos que precisam complementar empréstimos de terceiros podem ter acesso ao financiamento. A IFC também alavanca parcerias com instituições de desenvolvimento.

Mas Sérgio Pimenta sublinha que um dos principais focos da instituição é identificar fragilidades e procurar soluções de financiamento: “Vemos um problema, vemos uma questão de desenvolvimento que não foi resolvida e dizemos ‘OK’, como vamos encontrar uma solução?”.

Um exemplo disso foi o que foi feito durante a pandemia, quando a IFC apoiou a produção de vacinas em empresas africanas como parte das prioridades das organizações internacionais para o continente.

“Prefiro investir em África do que noutro continente”, afirmou Sérgio Pimenta, que também elogiou o projecto de uma zona de comércio livre continental.

Este projeto “vai mudar completamente o tecido empresarial do continente”, admitindo que o projeto “levará algum tempo”, como acontece noutras partes do mundo.

“O que acho interessante é que é principalmente um projecto político, mas também é um projecto económico, e é um projecto que as empresas africanas estão realmente a subscrever com muito mais força do que se pensava anteriormente”, disse ele.

Para que a zona de comércio livre se concretize, é necessário resolver os procedimentos internos, os transportes e a logística.

“Tudo isto tem de ser simplificado”, disse, considerando que as empresas africanas investem cada vez mais numa “dimensão intra-africana”.

Relativamente a países como Angola ou a Guiné Equatorial, cujas economias são muito dependentes da exploração petrolífera, Sérgio Pimenta considerou que “diversificar a economia é o que traz resiliência” aos países face às crises.

“É importante ter essa resiliência. É importante ter esta diversificação agora”, que deve ser articulada à escala regional no continente.

“Um dos temas que incentivamos muito é o que chamamos de cadeias de valor regionais”, procurando transformar as matérias-primas recolhidas não necessariamente no país de origem, mas a nível regional.

O objetivo é manter parte da cadeia de valor associada à exploração de commodities em cada região.

A CPLP inclui Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Fonte: 360Mozambique

Leave a Reply